terça-feira, 17 de novembro de 2009

TEDx São Paulo

Aloysio Neves, suposto colaborador do nosso blog (digo isso pois o convite já foi feito mas infelizmente ainda não pudemos contar com seus apartes por aqui, espero que isso mude em breve!) esteve este fim de semana em São Paulo para participar da plateia do evento TEDx São Paulo. Para quem não conhece este evento é realizado desde 1984 na Califórnia e tem edições em outros lugares. Os organizadores convidam pessoas interessantes com experiências relevantes profissionais ou de vida, que tenham feito ou façam diferença no mundo, seja por seu trabalho ou por sua atitude. Cada uma delas faz uma apresentação de aproximadamente 15 minutos, com o desafio de ser A apresentação de suas vidas. A plateia é selecionada anteriormente, para ser composta por pessoas antenadas e disseminadoras de ideias e atitudes. No site do evento ficam disponíveis os vídeos dos melhores depoimentos das edições anteriores, vale a pena visitar, são muito interessantes e alguns também emocionantes. Em relação às apresentações de São Paulo vamos aguardar mais detalhes do nosso representante por lá (dessa vez ele não escapa!).

Mas do material impresso que ele nos trouxe quero destacar aqui uma revista chamada Gotas que tem a proposta de abordar um tema interessante sob diversos prismas por edição. O tema do número que ele trouxe é Transparência. Dentro deste tema diversos jornalistas falam, com transparência, de assuntos que envolvam esta questão. Em uma matéria a repórter Elida Oliveira fala sobre o tabu que envolve os salários, quem revela quanto ganha? quem sabe quanto quem ganha? e quem acha o que sobre quem por causa do que ganha? Enfim, uma reflexão interessante sobre valores (cash) e julgamentos de valores (princípios). Entre outras matérias sobre o assunto.   

Nos identificamos muito com um trecho do editorial da revista no qual o editor do projeto (que foi um dos palestrantes do TEDx São Paulo) fala: "Fazemos esta revista porque adoramos fazer coisas, não para ganhar dinheiro. Mas temos esperança de que essas coisas de que gostamos abram caminhos para a gente ganhar dinheiro." Isso diz tudo sobre nosso trabalho aqui na Objeto a.

Nenhum comentário: