quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Feliz Dia do Designer

Esta data foi instituída em homenagem a um defensor do design no Brasil, o advogado, artista plástico, designer e planejador brasileiro Aloísio Magalhães, nascido em 5 de novembro de 1927. Sendo um dos designers mais importantes de sua época, Aloísio desenvolveu projetos conhecidos nacional e internacionalmente, como a identidade visual da Petrobrás (alterada há alguns anos), o desenho das notas do cruzeiro novo e o símbolo do IV Centenário do Rio de Janeiro.

Participou do grupo de vanguarda “O Gráfico Amador” em Recife, na década de 60. Na mesma época, ganhou os principais concursos brasileiros de desenho de símbolos. Em 1962, participou da criação da Escola Superior de Desenho Industrial - ESDI (onde nós da Objeto a estudamos) e, em 1980, assumiu aSecretaria de Cultura do MEC.

Saindo do assunto da data em si e entrando na questão maior que é o valor do design: vejo que hoje algumas poucas pessoas já conseguem enxergar o que esse profissional tem para oferecer e agregar ao mundo, mas o valor disso continua sendo muito subestimado e questionado. O fato é que o mercado está lotado de designers e de pretensos designers que também subvalorizam o próprio trabalho e acabam com isso construindo uma imagem errada da profissão para os outros.

Isso sem falar nas pessoas que nem entendem o trabalho deste profissional e acham que somos reles operadores de computador. O computador é que é uma mera ferramenta de trabalho, portanto não basta um sobrinho saber mexer nele para que seja capacitado a criar um logo para uma empresa e se intitule designer.

Para exemplificar o que um designer passa nessa vida encontrei estes cartões criados pela designer Janaina Veneziani e pela ApDesign que mostram que nesta data não temos só o que comemorar, na verdade temos muito trabalho pela frente para conseguirmos mostrar o nosso verdadeiro valor.


Nenhum comentário: